terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Farol da Barra


Na ponta de Salvador preponderante e funcionando esta lá, mais um dos monumentos que aparecem na mente logo que se fala em Salvador, esta ali mesmo desde o seculo XVII quando o porto de Salvador era o mais importante do Brasil, foi contruido com a lente do farol foi presente da frança, em 1832 foi substituida a luz do farol por um inglês que usava luz eletrica ao invés de querosene, que fica até hoje situado em cima do Forte Santo Antonio que brinda os navegantes que chegam na baia de todos os santos até hoje com seus farois, que inspiram artistas e poetas a anos.


Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prata

A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi construída em 1623, é a uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de Salvador. Foi construída no governo de Tomé de Sousa, sua atual construção em estilo Gótico foi feita toda de pedra sabão trazida de Portugal e montada onde hoje esta localizada, próxima à dois outros pontos turísticos: Mercado Modelo e Elevador Lacerda.

Moedas e medalhas simbolizando governantes influentes da época

"Vestígios" da capela ao fundo da Igreja

Parte interna da Igreja




Em seu interior, a Igreja representa a demonstração mais completa do barroco de D. João V no Brasil, destacando-se a pintura do teto da nave que obedece o ilusionismo barroco. Possui adornos banhados à ouro, característico da exuberância e luxo desse estilo.
Parte alta do Pelourinho: Monumentos históricos




Pelourinho



A parte mais caracteristica de Salvador é aqui, o pelourinho é o treicho mais conhecido do centro historico soteropolitano, sem duvidas a região da cidade onde se recebe mais turistas e vive quase 90% para isso, sua historia se confunde com a historia de Salvador, criado no seculo XVIII pelo governador Tomé de Souza, era um bairro residencial, assim como todo o centro historico que tem em sua area, importantes construções, como a igreja de São Francisco e a primeira faculdade de medicina do Brasil, segundo consta até o inicio do seculo XX era um dos mais importantes bairros da cidade, que apartir da modernização da cidade foi deixado de lado por muito tempo, que transformou o centro historico em um local de prostituição e marginalidade, apartir de 1980 quando o pelourinho foi tombado pelo patrimonio historico que as atenções turisticas foram mais direcionadas, mas só em torno de 1990 foi feita a ultima reforma geral que deu a atual cara do pelourinho, o centro da cultura historica de Salvador.

MAM - MUSEU DE ARTE MODERNA



O Solar do Unhão que fica na cidade baixa de Salvador, tem uma das paisagens mais lindas da capital baiana, banhado pela baia de todos os santos faz parte das obras tombadas pelo patrimônio histórico da Bahia, atualmente muito bem cuidado e com um projeto arquitetônico muito bem elaborado já teve seus dias ruins, segundo consta, o Solar do Unhão foi construído no século XVII em terras doadas no século XVI, onde morava o desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco, depois disso ele foi vendido e ganhou titulo de morgado, fazendo com que a obra não pudesse ser vendida.
Em torno de 1740 o Solar começa a ganhar um ar requintado, a capela, os painéis de azulejo portugueses e o chafariz começaram a serem construídas nessa época e logo após ser construída ela a capela é consagrada a Nossa Senhora da Conceição, e com isso a fazenda do Unhão passa a se chamar Solar do Unhão.
No século XIX o Solar do Unhão é arrendado para uso industrial, varias empresas passaram pelo local deixando suas marcas ainda expostas nos dias atuais, como os trilhos que eram usados para transporte interno e outras avarias causadas por esse tipo de uso extensivo.
Em 1943 o Solar foi tombado pelo patrimônio histórico e artístico nacional e logo depois adquirido e restaurado pelo governo da Bahia, que teve sua inauguração em 1960 e em 1966 começa a ser o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Parte Externa do MAM - Solar do Unhão


Forte de São Marcelo

Um dos unicos fortes brasileiros que fica na agua, e o unico circular, foi construido em um arrecife a 300m da costa e de frente ao centro historico, é paisagem certa nos postais da bahia por ter uma posição estrategica já que se encontra na baia de todos os santos, que tem paisagens deslumbrantes, foi inaugurado em 1623 e logo em 1624 sofreu a invasão holandesa e foi assim consquistando, foi dele que os holandeses dispararam contra Salvador, mas em 1638 quando os holandeses tentaram voltar ele serviu para afastar a frota inimiga, avariado pelas batalhas foi reconstruido em 1650 por um engenheiro francês, ja foi uma das mais seguras prisões do imperio e hoje é aberto ao turismo, onde é muito bem procurado por ser completamente diferente dos outros, afinal não é em todo lugar que se encontra um forte circular, circundado por agua.
Parte interna do Forte de São Marcelo


Parte interna do museu do forte de São Marcelo, entre as fotos está presente : na primeira o local onde os presos, sobretudo presos politicos ficavam. Uma espécie de solitária, muito quente e sombria, e as outras representam relíqueas usadas pelo povo do brasil colônia.

Parte externa do Forte São Marcelo





Imagens da parte exterior ao Forte. Chegamos lá de escuna, e antes de entrar pudemos nos vislumbrar com tamanha paisagem, que revela mais uma vez a beleza da capital baiana.

Elevador Lacerda

Esse aqui é o mais classicos e falados “monumento” de Salvador, com sua arquitetura imponente e o seu destaque no relevo entre a cidade alta e baixa, alem de muito importante até os dias de hoje, foi criado para ser um metodo de ligação entre as duas partes da cidade, criado pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda com peças inglesas, suas obras foram começadas em 1869 e com dois elevadores hidraulicos, tanto que em 1873 foi inaugurado como Elevador Hidraulico da Conceição da Praia, e era conhecido como Elevador Parafuso, só em torno de 1896 foi nomenda como Elevador Lacerda em homenagem ao seu construtor, antes eram apenas 2 cabines, e hoje já são 4, antigamente os usuarios eram pesados um a um, até chegar o peso maximo, hoje o elevador lacerda é o ponto turistico de maior enfoque e com varios projetos de renovação que nunca sairam do papel, melhor assim, para que Salvador tenha seu charmoso elevador por um longo tempo.


Vista Panorâmica do Elevador Lacerda

Paisagem do grande centro soteropolitano, registradas de dentro do Elevador Lacerda. Lá de dentro as imagens ficam ainda mais lindas. Dá para visualizar o Mercado Modelo, a praça, uma parte do litoral, enfim as maravilhas de Salvador!

Parte Externa do Elevador Lacerda

Parte externa do Elevador Lacerda





Mercado Modelo


Localizado no bairro do comércio em Salvador é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade juntamente com o elevador Lacerda, foi criado em 1912 pela necessidade de abastecer a cidade baixa. Entre a Alfândega e o largo da Conceição era o local onde se encontrava todo tipo de mercadoria, era servido por uma rampa que servia como um porto de saveiros que atravessavam a baía de todos os santos para trazer mercadorias, em 1969 um grande incêndio fez com que o prédio tivesse que ser demolido,e em 1971 foi transferido para o edifício da 3º Alfândega de Salvador, onde esta até hoje, sendo esse patrimônio histórico nacional e no lugar do prédio antigo está uma estátua de Mário Cravo Júnior. Posteriormente sofreu outros incêndios, sendo que em 1984 foi reinalgurado do último incêndio sofrido.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Parte interna do mercado Modelo (sótão)





No período da escravidão, este lugar era destinado para depósito de mercadorias e de escravos, já que eles também eram tratados como meros objetos. Passavam por condições precárias de sobrevivência, em um lugar húmido e escuro, acarretando possíveis doenças.

Parte externa do mercado Modelo